quinta-feira, 15 de abril de 2010

People of the Streets!

Paris 2010 Foto: Francisca Coxixo
Amesterdão 2010 Foto: Bárbara Cruz
Suíça 2010 Foto: Vânia Ribeiro
Milão 2010 Foto: Bárbara Cruz
Barcelona 2010 Foto: Bárbara Cruz
Começou por correr mal, tivemos quem nos ajudasse (meus queridos Franceses), conseguimos escapar. Se calhar fez-nos bem, deu-nos força e capacidades para continuarmos. Capacidades não faltavam mas a força esgotou-se no primeiro dia, recuperámos no segundo dia e no terceiro estávamos a bombar para o que se seguia. Seguiu-se, então, a cidade por que todos esperávamos, aquela por que estávamos mais curiosos. Podia citar Floribella e dizer "foi lindo, foi mágico", mas prefiro usar a frase que marcou, então digo que Amesterdão "foi do caralhão", foi "alucinante"! Foi mesmo! Quero lá voltar, obviously, desta vez com mais tempo e sem obrigações... Não podem aqui faltar, com certeza, os agradecimentos à D. Gracinha e ao Senhor Luís, que foram espectaculares connosco! Partimos para algures bem mais conservador, bem mais simples e ao mesmo tempo, bem mais consolador e calmo. Gostei imenso de Interlaken, foi o sítio em que mais me libertei! Tive tempo para tudo o que queria, não tinha era dinheiro para todos os recuerdos que queria trazer (maldito MacDonald's)! Passou-se bem este tempinho nas montanhas! Era já dia de Páscoa. Foi passado num comboio e estava o dia chocho! Não gostei nada, foi o dia que menos gostei, talvez por razões óbvias... Chegados a Itália, pensei que tínhamos chegado à China pois italianos (daqueles que se chamam Luigi, Alonzo, Donatello e assim) era mentira. Só via chineses à frente, isso arrepiava-me, apesar de não ser xenófoba! Gastei tanto dinheiro lá que até me deu um arrepio na espinha, agora que penso nisso, credo! Gostei do tempo, que depois se pôs agradável e parecia que estávamos no Verão, apesar do ventinho à sombra. Já na minha despedida à cidade encontrei um Luigi, com dentes podres, que me serviu um chocolate quente. Era tão simpático, mas tinha uns dentes asquerosos! Seguiu-se Barcelona. Para chegarmos lá tínhamos que passar com França e adivinhem? Tivemos, mais uma vez, alguns problemas por lá. Problemas esses que nos custaram, entre todos, 450€ mais alguns. Coisa pouco, portanto -.- Por causa destes problemas não chegámos a Barcelona, mas sim a Figueres (que só fica a 2h e meia de caminho --'). Seria então, Figueres de noite, Barcelona de dia, e assim foi! Conheci pouco, fiquei desiludida com algumas coisas mas, com a fruta do mercado, esqueci tudo o resto e babei-me até não poder mais. Como alguém lá dizia "tive um orgasmo gastronómico"! Acho que foi exactamente isso que aconteceu, acho que nunca me senti tão fascinada a ver comida como naquele dia, naquele sítio em que tudo era fresco e cheirava-me a "compra-me, cozinha-me e prova-me" (isto parece outra coisa, mas estou mesmo a falar de comida)... Entre cheiros e sabores encontrámos a saída e fomos cantar o que nos faltava para completar o fantástico vídeo que produzimos... Hora de voltar a casa, uma viagem longa, sem um único cêntimo na carteira e, passado muito tempo, em que o nascer do sol já nos incomodava o sono, ouve-se "Próxima paragem Coimbra-B". Ouvem-se bocejos, espreguiçadelas, mochilas a cair, pessoas com pressa e, finalmente, abre-se a porta do comboio. Vejo então a minha mãe, de lágrima no olho, a vir na minha direcção e a pegar-me na mochila. Acho que nunca me soube tão bem chegar a casa, apesar de esta ter sido a grande viagem. Seguiu-se um breve caminho até casa NUM CARRO (acho que já nem me lembrava do quão agradável é andar de carro), o carro parou, abri a porta e intoxicou-me o agradável cheiro da minha casa. Home Sweet Home, como eu gosto de ti!
Bárbara Cruz

Sem comentários: